• TODAS AS POSTAGENS

    TODAS AS POSTAGENS
    Clique aqui e confira o que você perdeu (ou não) até agora

  • MUNDO NERD

    MUNDO NERD
    Fique longe desta seção, caso você não seja um nerd

  • Curiosidades sobre o Universo

    CURIOSIDADES SOBRE O UNIVERSO
    Clique e tire as suas dúvidas sobre o nosso maravilhoso universo

  • HUMOR

    HUMOR
    Esta é a seção onde a gente tenta ser engraçado

  • PARCERIAS

    PARCERIAS
    Seja nosso parceiro

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Teoria do mundo pequeno



Em 1929  o autor húngaro Frigyes Karinthy lançou, num livro de contos, a teoria de que o Mundo é uma pequena aldeia, onde todos se conhecem. Karinthy acreditava que a evolução do Mundo moderno assentava na ligação entre os seres humanos e defendia que, com os avanços da comunicação e da mobilidade, as relações pessoais tendiam a estreitar- -se. Em 1967 Stanley Milgram, um investigador americano em comportamento social, veio comprovar a teoria de Karinthy através de um estudo sobre a conexão pessoal e o capital social das redes humanas.

Milgram descobriu que cada um de nós está a apenas seis graus separação de outro grupo de pessoas. Milgram chegou a este número através de uma experiência realizada com 160 pessoas que viviam em Boston e Omaha (Nebraska), nos EUA.





Para cada um dos participantes da experiência Milgram enviou uma correspondência com instruções para que a mesma chegasse a uma pessoa-alvo, originária de Sharon, Massachussets, mas que trabalhava em Boston. As pessoas não poderiam enviar a correspondência diretamente à pessoa-alvo, mas deveriam buscar amigos, contatos e pessoas que a conheciam pessoalmente e que pudessem ajudar na entrega da correspondência. Estas eram as regras.

Cada pessoa deveria escrever o seu nome na correspondência de modo que depois fosse possível monitorizar o caminho percorrido até o seu destino final. O método criado por Milgram ficou conhecido como small-world.

Ao final da experiência, Milgram descobriu que o número médio de intermediários entre os participantes da experiência era de seis pessoas. Ou seja, a correspondência, em média, passou por outros seis atravessadores antes de chegar ao seu destinatário final.

Conhecida como "Seis Graus de Separação", a experiência de Milgram comprova que vivemos num mundo realmente pequeno, e que nossas redes podem ser muito maiores do que efetivamente sabemos. Por exemplo: se tenho dez amigos e estes dez amigos têm cada um dez amigos, a minha rede no primeiro grau de separação é de apenas dez amigos, mas no segundo grau é de 10 x 10 amigos, ou seja, em apenas dois graus de separação estou ligado a cem pessoas. Em seis graus de separação estou ligado a 10 elevado a 6º potência, o que dá um milhão de amigos. Ou seja, teoricamente, a minha rede social é muito maior do que eu realmente conheço.


Meu twitter: @robinhoft
Não me siga! Também estou perdido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...